sexta-feira, 5 de junho de 2009

3. NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA, QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA LEITURA E USO DE JORNAIS EM SALA DE AULA?

São inúmeras as possibilidades que se abrem com o uso do Jornal e que podem justificar o seu uso na Escola, seja em suas salas de aula, seja em suas salas de leitura ou bibliotecas:


· A formação de leitores. O Jornal, dos mais aos menos conservadores, forma opinião de seus leitores. Propiciar aos alunos a realização de uma leitura crítica de seu conteúdo e forma é uma condição para inseri-los numa cidadania consciente, a cidadania dos que se fazem éticos e que, portanto, quando fazem suas opções, escolhem sabendo porque o fazem.

· O aprendizado informal da Língua em suas diversas nuances. O Jornal permite o manuseio da língua materna de forma viva e atual. Nele nós temos não apenas as notícias, tratadas de uma maneira mais objetiva e clara, como também a linguagem literária nas crônicas e matérias afins nele estampadas, a propaganda, etc.

· O inventário da realidade. O Jornal facilita, pelas notícias que expõe em suas páginas, o inventário de questões do cotidiano, indispensáveis para um currículo centrado na vida do aluno e no mundo do trabalho. A vida atual, com suas contradições, avanços, recuos e perplexidades, está nas páginas do Jornal, mesmo que sua apresentação tenha sido “filtrada” pela dimensão opinativa do veículo que se lê.

· A contribuição para o diálogo em classe. O Jornal facilita e amplia as formas de expressão do aluno, não só pela observação de suas imagens e palavras como também pelo debate que pode gerar em classe, entre alunos e professores.

· O estímulo à cidadania. O Jornal, por sua atualidade, é um precioso recurso didático, podendo ser aproveitado pelas diversas disciplinas que integram o currículo para vincular o cotidiano escolar ao cotidiano social.

· A possibilidade da articulação entre as disciplinas O Jornal, pelo caráter amplo de suas notícias, pode prestar-se, de maneira bastante significativa, para um trabalho multidisciplinar onde, a partir de uma temática, as várias disciplinas se reúnem para estudá-la de modo mais articulado e que supere a fragmentação do processo de conhecimento.

· A abertura a outras leituras. O Jornal pode aproximar os alunos de outras leituras, pois que, lendo o Jornal, o aluno pode vir a se interessar pelo livro, o que se constitui num enriquecimento que amplia, por certo, os horizontes da cidadania. Há professores e bibliotecários, inclusive, que já vêm fazendo um trabalho bastante interessante nessa direção, colocando à disposição de seus alunos vários títulos de literatura infanto-juvenil que abordam temáticas tratadas nos jornais lidos ou debatidos em classe.

· A superação de uma visão unilateral pelo contato com o pluralismo. É da natureza do jornal apresentar mais de uma opinião sobre os fatos. E isso ajuda o leitor, inclusive, a buscar outras opiniões e acréscimos para a informação.

· O respeito ao pensamento divergente e a conquista da tolerância. Conseqüência quase que natural da possibilidade anterior, que se abre com a leitura de jornais.

· O contato com a Cultura e a Arte – o acesso às informações sobre os bens culturais que são notícia estampam-se nas páginas dos cadernos culturais dos jornais e pelo menos dão contam aos leitores daquilo a quem têm – ou não têm – acesso. É esclarecedor.

· Informação sobre assuntos que ainda não estão nos livros didáticos.

· Enfim: os jornais informam. E, mesmo que informação não seja conhecimento, mas apenas um instrumento que auxilia na construção de novos conhecimentos por quem lê, é uma base importante para que, a partir dela, se reconstruam os fatos, se leia a vida, se interpretem os acontecimentos.



QUE OUTROS BENEFÍCIOS A LEITURA DE JORNAL PODE TRAZER PARA A PRÁTICA ESCOLAR E FORMAÇÃO DO LEITOR?

VOCÊ É NOSSO(A) CONVIDADO(A) A PENSAR SOBRE A QUESTÃO, POSTANDO ABAIXO O SEU COMENTÁRIO.



Texto básico: LOZZA, Carmem. O Jornal na Escola: superando limites, ampliando possibilidades. Curso para Coordenadores 2008. Apostila impressa, 2008.

2 comentários:

  1. Magali Vidal Domingues14 de junho de 2009 às 18:34

    De todos os ítens abordados pela professora Carmem Lozza ao analisar as vantagens de trabalhar com o jornal em sala de aula, acredito que o mais interessante é " a superação de uma visão unilateral pelo contato com o pluralismo." Superar esta visão rígida e bitolada dos fatos é necessidade urgente para que se desenvolva o senso crítico nesta geração jovem. E o jornal é uma forma bem democrática de expor muitas nuances de um acontecimento ou diversas interpretações de uma ideia.

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  2. Oi Magali, que bom te encontrar por aqui.
    Também acho que conhecer a pluralidade de idéias é algo importante que o trabalho com o jornal propicia em sala de aula. Não esquecendo, é claro, que o professor tem um papel importante, levando para a escola não apenas um meio de comunicação, mas todos os possíveis, permitindo ao aluno analisar, avaliar, criticar, enfim, construir sua própria interpretação do cotidiano da sua cidade, do seu estado, do seu país, do mundo.

    Obrigada pela tua parceria, teu trabalho é muito sério e competente.

    Abraço,

    Patricia Vargas da Rosa
    Coordenadora Pedagógica JP/24ª CRE na Sala de Aula

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